Jornal Da Cbn

Jornal Da Cbn

Sinopse

Notícias e análise dos principais assuntos do dia, com Mílton Jung e o mais completo time de comentaristas do rádio, como Arnaldo Jabor, Carlos Alberto Sardenberg, Mauro Halfeld, Max Gehringer e Míriam Leitão.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Comunicação não violenta não elimina conflitos, mas busca soluções a partir das diferenças
    Comunicação não violenta não elimina conflitos, mas busca soluções a partir das diferenças
    Duração: 24min | 14/12/2019

    'Quando a gente evita o conflito, deixa a autenticidade, fica ressentido e, no final das contas, a relação não se sustenta', explica Liliane Sant'Anna, cofundadora do instituto CNV Brasil. 'No mundo do trabalho, a comunicação não violenta faz com que a gente traga empatia e honestidade.'

  • Será que com o algoritmo a gente não olha o futuro apenas pelo espelho retrovisor?
    'Será que com o algoritmo a gente não olha o futuro apenas pelo espelho retrovisor?'
    Duração: 05min | 14/12/2019

    Jaime Troiano e Cecília Russo falam sobre os efeitos dos algoritmos na construção de marcas. 'Marcas que se apoiam em estratégias criadas com algoritmos não podem ser simplesmente reféns do passado'.

  • Odorico resiste em baixar preço da carne em prol dos interesses da economia
    Odorico resiste em baixar preço da carne em prol dos interesses da economia
    Duração: 03min | 13/12/2019

    O prefeito de Sucupira teme perder dinheiro se ceder aos apelos da população, mas pediu mais uns dias para rever decisão. Segundo ele, novas cabeças de gado vão chegar para completar o rebanho, mas aliados estão de olho no mercado externo.

  • As negociações entre o Palmeiras e Sampaoli avançam
    As negociações entre o Palmeiras e Sampaoli avançam
    Duração: 02min | 13/12/2019

    Técnico e representantes do clube fizeram uma reunião no Rio de Janeiro, na quinta-feira. Palmeiras não tem prazo para esperar por uma decisão do argentino.

  • Câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil
    Câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil
    Duração: 05min | 13/12/2019

    No Dezembro Laranja, mês voltado para a conscientização sobre a doença, Doutor Luis Fernando Correia tira dúvidas de ouvintes. Ele destaca que 33% dos diagnósticos de câncer no nosso país são de câncer de pele e que o principal fator de risco é a exposição ao sol.

  • Matrix celebra 20 anos e será reexibido na rede UCI
    'Matrix' celebra 20 anos e será reexibido na rede UCI
    Duração: 09min | 13/12/2019

    Ronald Villardo destaca o filme 'Facas e segredos' e a reexibição de 'Matrix' nas telonas. O filme completa 20 anos. No teatro, a dica é o monólogo 'A lista'. Ronald Villardo fala do show da turnê 'Vesúvio', de Djavan.

  • Proteína vegetal ganha espaço no mercado de alimentação
    Proteína vegetal ganha espaço no mercado de alimentação
    Duração: 01min | 13/12/2019

    Puxada pelo hambúrguer vegetal, a categoria conquistou espaços em supermercados e redes de fast-food em 2019. Fabricantes como a Marfrig, a Fazendo Futuro e a Seara lançaram produtos especiais para veganos e vegetarianos, mas mirando também um público mais amplo.

  • Reduzir quantidade de café e aumentar tempo de sono ajudam a reduzir cansaço
    Reduzir quantidade de café e aumentar tempo de sono ajudam a reduzir cansaço
    Duração: 03min | 13/12/2019

    Quem tem uma rotina corrida e precisa acordar muito cedo deve evitar o consumo excessivo de cafeína, substituindo, aos poucos, as doses de café por água. Isso porque, de acordo com Marcio Atalla, a substância tira o sono, e o corpo se acostuma com isso, pedindo cada vez mais cafeína. Além disso, dormir, pelo menos, mais 15 minutos por dia pode fazer diferença.

  • As declarações de Crivella, de Bolsonaro e as Fake News
    As declarações de Crivella, de Bolsonaro e as Fake News
    Duração: 09min | 13/12/2019

    Astrid Fontenelle e Arthur Xexéo comentam postura do prefeito do Rio e do presidente Jair Bolsonaro, que atacam imprensa e atribuem verdades como fake news. "Se eu sou capaz de convencer uma pessoa que a terra é plana, eu sou capaz de tudo", diz Xexéo. Já Astris destaca que políticos sempre mentiram, mas antes era para "enaltecer suas bravatas", e agora eles mentem "zombando do seu eleitor".

  • FGTS: recuo é falta de diálogo dentro do próprio governo
    FGTS: 'recuo é falta de diálogo dentro do próprio governo'
    Duração: 04min | 13/12/2019

    Míriam Leitão fala sobre Bolsonaro ter vetado a distribuição de 100% do lucro do FGTS aos trabalhadores. ‘É resultado da falta de diálogo dentro do próprio governo’. O governo podia conversar internamente antes de tomar as decisões. 'De qualquer maneira, tudo o que está sendo feito na área de ampliar o acesso do trabalhador a sua conta do FGTS é bom'.

  • Homenagem de Brizola Neto a Kim Jong-Un é o gongo da semana
    Homenagem de Brizola Neto a Kim Jong-Un é o gongo da semana
    Duração: 11min | 13/12/2019

    Também foram citados a desigualdade no Brasil, o rebaixamento do Cruzeiro, o caso de doping na Rússia e a polêmica envolvendo o especial de Natal do Porta dos Fundos. Como personagem da semana, foram lembrados Boris Johnson, Greta Thunberg, Sampaoli e o Papai Noel desaparecido em Nova Lima.

  • Dar transparência à aplicação de recursos e garantir saneamento são desafios da Cedae
    Dar transparência à aplicação de recursos e garantir saneamento são desafios da Cedae
    Duração: 06min | 13/12/2019

    André Trigueiro comenta a modelagem da concessão dos serviços da companhia para o setor privado, que foi apresentada na última sexta no BNDES após dois anos de estudos. O plano é fazer com que a água potável chegue a todas as residências dos 64 municípios atendidos pela empresa em 14 anos e ampliar o tratamento de esgoto para 90% do estado em no máximo 20 anos, já que hoje o saneamento só chega a 44% do território. Segundo o comentarista, a solução para esses problemas é um edital 'bem calibrado', sem onerar a população mais pobre, e fiscalização diária.

  • Moro está refém da caneta do presidente da República
    'Moro está refém da caneta do presidente da República'
    Duração: 13min | 13/12/2019

    Andreia Sadi analisa os desdobramentos de uma pesquisa que avaliou os ministros do atual governo. O ministro Sérgio Moro apareceu bem forte, com muita popularidade. Sadi destaca que existem planos diferentes para o futuro de Moro. Ele quer voltar para o Judiciário, ele tem o sonho de ir para o Supremo Tribunal Federal. Mas, cabe ao presidente da República fazer a indicação. Já o plano do governo é que ele seja vice de Bolsonaro nas eleições de 2022. O futuro de Moro depende da decisão do presidente.

  • As negociações do Palmeiras com Sampaoli
    As negociações do Palmeiras com Sampaoli
    Duração: 02min | 13/12/2019

    Presidente do Palmeiras foi ao Rio de Janeiro tentar convencer o argentino a assumir o time alviverde. Sampaoli é muito bom de trabalho, mas não é a pessoa mais fácil de relacionamento. É preciso que o novo diretor do Palmeiras consiga fazer bem esse meio campo.

  • Papa Francisco é uma grande e forte esperança para o mundo e para Igreja
    'Papa Francisco é uma grande e forte esperança para o mundo e para Igreja'
    Duração: 16min | 13/12/2019

    Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo fala ao Jornal da CBN sobre os 50 anos de sacerdócio do Papa Francisco e destaca que o pontífice tem marcado um caminho novo na Igreja. O presidente da CNBB diz que o avalia "com muita alegria, muita adesão e muita comunhão". Ele ressalta que o papa trouxe confrontos internos e que isso foi importante para pedir uma nova postura a todos dentro da Igreja Católica.

  • Movimentos expressivos em outubro deixam mercado animado
    'Movimentos expressivos' em outubro deixam mercado animado
    Duração: 05min | 13/12/2019

    Com alta na produção industrial, nas vendas do varejo e nos serviços, analistas já começam a rever para cima os resultados esperados para este ano e também para o próximo, segundo Carlos Alberto Sardenberg. Ele destaca ainda a decisão do Banco Central de cortar mais uma vez a Selic, o que já faz bancos anunciarem queda de juros.

  • Apesar de um período de fragilidade, Lava-jato tem o apoio da população
    Apesar de um período de fragilidade, Lava-jato tem o apoio da população
    Duração: 29min | 13/12/2019

    Gerson Camarotti comenta o resultado de uma pesquisa Datafolha que mostra que 81% dos entrevistados consideram que a Lava-jato ainda não cumpriu seu objetivo e deve continuar. Comentarista destaca que esse foi um ano difícil e que a operação passou a ser questionada por seu métodos, "mas mesmo diante de tudo isso, o que a gente vê é a população apoiando de forma majoritária", diz.

  • Cai Perrela no Cruzeiro e o Botafogo está virando empresa
    Cai Perrela no Cruzeiro e o Botafogo está virando empresa
    Duração: 01min | 13/12/2019

    O pior ano da vida do Cruzeiro acaba com uma limpeza: Zezé Perrella está fora do clube. A saída de Perrella, que há décadas dá as cartas no clube, é passo necessário, difícil dizer se suficiente. No Botafogo, o conselho aprovou a transformação do clube em empresa. Falta os sócios aprovarem. Se aprovarem, restará saber quanto tempo vai levar para o Botafogo-empresa pedir recuperação judicial, porta aberta ao calote se, de fato, também a nova lei for aprovada.

  • A inimizade secreta nas confraternizações de fim de ano
    A 'inimizade secreta' nas confraternizações de fim de ano
    Duração: 02min | 13/12/2019

    Mario Sergio Cortella diz que muita gente acaba aproveitando os encontros dessa época para falar mal de outras pessoas. Esse 'desejo escondido' vem à tona porque aquele que faz fofoca, em geral, deseja ser ou ter algo de quem se fala.

  • Como qualquer outro gasto, compras de Natal também precisam de planejamento
    Como qualquer outro gasto, compras de Natal também precisam de planejamento
    Duração: 12min | 12/12/2019

    Gilberto Braga avalia que é muito comum 'pisar no acelerador' das compras no início do mês de dezembro, porque as pessoas se sentem com muito dinheiro com o depósito do 13º salário, que é somado à remuneração mensal e ao saldo das férias, em alguns casos. Mas, lembra ele, gastos por impulso podem gerar 'dor de cabeça'.

  • Células de gordura são resistentes e inteligentes
    'Células de gordura são resistentes e inteligentes'
    Duração: 04min | 12/12/2019

    Luis Fernando Correia fala sobre células de gordura no corpo. Ele explica que a quantidade aumenta na infância e na adolescência daí a grande preocupação com a obesidade. O que muda é o tamanho individual delas. Elas se expandem ou se contraem de acordo com o peso corporal.

  • Imbróglio envolvendo Santos e Sampaoli virou guerra jurídica
    Imbróglio envolvendo Santos e Sampaoli virou 'guerra jurídica'
    Duração: 08min | 12/12/2019

    Sampaoli diz que não pediu demissão oficialmente porque não assinou uma carta de demissão e o Santos quer cobrar multa de R$ 10 milhões. PVC explica que técnico está livre no mercado para negociar com outros clubes, mas Santos vai acioná-lo na Justiça. Comentarista fala também sobre o Mundial de Clubes, em Doha.

  • As pessoas trans estão fortemente submetidas a combinações de preconceitos
    'As pessoas trans estão fortemente submetidas a combinações de preconceitos'
    Duração: 09min | 12/12/2019

    Flávia Oliveira destaca o projeto Cozinha e Voz, de inclusão de transexuais. O objetivo é auxiliar na formação e inserção profissional de pessoas trans. O programa tem como alvo grupos que sofrem discriminação. Flávia acrescenta que essas pessoas ficam à beira da marginalidade em razão da dificuldade da sociedade em aceitá-las e incorporá-las a rotina do mercado de trabalho.

  • Odair Hellmann é o novo técnico do Fluminense
    Odair Hellmann é o novo técnico do Fluminense
    Duração: 02min | 12/12/2019

    Ex-Internacional, catarinense de 42 anos retorna às Laranjeiras. Ele foi jogador do clube em 1999 e tem um gol marcado pelo tricolor.

  • A eleição no Reino Unido e a obra natalina de Banksy
    A eleição no Reino Unido e a obra natalina de Banksy
    Duração: 03min | 12/12/2019

    Hoje, britânicos votam para renovar o Parlamento. Expectativa de Boris Johnson é conseguir maioria folgada para garantir o Brexit. Já os trabalhistas esperam impedir essa maioria. Marcelo Lins fala também da nova obra do artista Bansky, que apareceu em Birmingham, no centro da Inglaterra. Ele desenhou renas voadoras em um muro para ressaltar o sofrimento dos moradores de rua.

  • Queda na taxa de juros reduz a equação fiscal do governo
    'Queda na taxa de juros reduz a equação fiscal do governo'
    Duração: 06min | 12/12/2019

    Míriam Leitão fala dos próximos movimentos com mais um corte na taxa básica de juros, que está em 4,5% ao ano, o melhor percentual desde 1999. Desde 2016, o Brasil vem reduzindo a taxa de juros de forma sustentada e sem riscos inflacionários. A notícia é boa para o país, mas as pessoas devem olhar de forma mais cuidadosa e interessada suas aplicações para saber qual está valendo manter.

  • Governos estadual e federal não tem um plano para contrastar o crime organizado do Rio
    'Governos estadual e federal não tem um plano para contrastar o crime organizado do Rio'
    Duração: 09min | 12/12/2019

    Wálter Maierovitch fala do poder paralelo que se formou no vazio deixado pela segurança pública. Maierovitch comenta reportagem do jornal O Globo que mostra que os paramilitares estão fazendo ligações clandestinas de luz e cobram taxas de moradores. Moradores de territórios dominados pagam sem protestar. Resistir significa muito mais do que ficar sem energia, significa ficar sujeito a pena de morte ou despejo do próprio imóvel.

  • Quebrar o tempo sentado pode ajudar a diminuir dores nas costas
    'Quebrar o tempo sentado' pode ajudar a diminuir dores nas costas
    Duração: 03min | 12/12/2019

    Marcio Atalla comenta o caso de um o ouvinte que chega a trabalhar 11 horas dirigindo e sente incômodo na coluna. Segundo ele, é importante se movimentar por, no mínimo, cinco minutos, pelo menos duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde, nem que seja para tomar um café. Além disso, prestar atenção na postura também vai fazer diferença.

  • Papai Noel de oito metros de altura é roubado em Minas Gerais
    Papai Noel de oito metros de altura é roubado em Minas Gerais
    Duração: 12min | 12/12/2019

    Uma loja em Nova Lima resolveu investir e comprou um papai noel de oito metros de altura para decorar o estabelecimento neste final de ano. Entretanto, bom velhinho desapareceu do dia para noite. A loja agora está pagando R$ 2 mil para quem tiver informações sobre o paradeiro da decoração.

  • São Paulo parece ter se dado bem na troca com o Santos
    São Paulo parece ter se dado bem na troca com o Santos
    Duração: 02min | 12/12/2019

    Mário Marra fala sobre a troca de Raniel por Vitor Bueno. Ele avalia que, enquanto Vitor Bueno é titular no tricolor paulista, Raniel é dúvida no clube santista. Comentarista fala ainda da saída de Sampaoli do Santos.

Informações: