Jornal Da Cbn

Jornal Da Cbn

Sinopse

Notícias e análise dos principais assuntos do dia, com Mílton Jung e o mais completo time de comentaristas do rádio, como Arnaldo Jabor, Carlos Alberto Sardenberg, Mauro Halfeld, Max Gehringer e Míriam Leitão.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Lentes de contato podem levar a lesões oculares graves e até a cegueira
    Lentes de contato podem levar a lesões oculares graves e até a cegueira
    Duração: 02min | 22/10/2019

    Centro de Controle de Doenças realizou uma pesquisa e faz um alerta para adolescentes e adultos que usam lente de contato. Levantamento mostra que mais de 80% dos pacientes mantêm hábitos perigosos, como não tirar a lente para dormir.

  • Hoje tem oito jogos da Champions League e a gente não está falando disso
    'Hoje tem oito jogos da Champions League e a gente não está falando disso'
    Duração: 06min | 22/10/2019

    Paulo Vinícius Coelho fala da grandiosidade das partidas da semifinal da Libertadores, que acontecem hoje e amanhã. Está todo mundo falando sobre River x Boca e Flamengo x Grêmio. Os hotéis no centro do Rio estão sem vagas na noite de quarta-feira "porque está todo mundo pensando nesse jogo". Sobre a partida no Maracanã, PVC diz que não acha que será um massacre que estão pensando, porque não é um jogo simples.

  • Fundamental é ter esse protagonismo negro
    'Fundamental é ter esse protagonismo negro'
    Duração: 06min | 22/10/2019

    Flávia Oliveira fala do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, ícone da cinematografia afro-brasileira. O festival existe desde 2007. Serão dez dias de exibição e competição dedicada à produção audiovisual de Brasil, África, Caribe e outras diásporas. Pela primeira vez, o encontro terá a coordenação de mulheres.

  • Terceirizaram a Huawei?
    Terceirizaram a Huawei?
    Duração: 08min | 22/10/2019

    Doria comenta decisão de uma empresa dos EUA de comprar tecnologia da Huawei, a gigante chinesa do setor e líder em 5G, que esteve toda enrolada em denúncias.

  • O Chile não é a maravilha que os liberais defendem
    'O Chile não é a maravilha que os liberais defendem'
    Duração: 06min | 22/10/2019

    Míriam Leitão detalha a crise no Chile. 'É um assunto bem interessante'. Ela explica que quando se analisa os indicadores da América do Sul, o Chile tem os melhores resultados. Mas, o povo está na rua protestando e é preciso parar e olhar o que não está funcionando. 'Dentro da OCDE, o Chile é o país mais desigual'. Míriam acrescenta que o principal defeito do Chile é que as reformas liberais foram feitas na ditadura e impostas. 'Para os militares, um sistema de aposentadoria. Para os civis, o sistema de capitalização sem contribuição patronal'.

  • Terça-feira histórica: Dan Stulbach voltou de férias!
    Terça-feira histórica: Dan Stulbach voltou de férias!
    Duração: 11min | 22/10/2019

    Comentarista foi recebido com alegria de volta ao quadro! Em seu perído ausente, ele conta que andou pelas cavernas do Avatar, pelas lojas de Miami e pelos teatros de Nova York. Zé Godoy falou sobre a nova temporada da NBA, que "promete muito" e Teco Medina destacou a partida entre River e Boca hoje, que vai decidir um dos finalistas da Libertadores.

  • Óleo nas prais do Nordeste: governo agiu com improviso e atraso
    Óleo nas prais do Nordeste: governo agiu com 'improviso' e 'atraso'
    Duração: 06min | 22/10/2019

    Sérgio Abranches analisa a postura do governo federal diante das mancha de óleo que estão atingindo as praias do Nordeste. 'O governo entrou atrasado na questão, não acionou o plano nacional de contingência para incidentes de poluição com óleo no tempo hábil e, portanto, não tinha muita noção com qual estrutura podia contar’. Sérgio Abranches disse que 'esse é o mais grave acidente que a gente tem com óleo na costa brasileira'.

  • Esposa de Bruno Henrique é agredida por torcedores do Palmeiras. E o que fez o clube?
    Esposa de Bruno Henrique é agredida por torcedores do Palmeiras. E o que fez o clube?
    Duração: 02min | 22/10/2019

    Gabriel Dudziak critica a falta de ação do Palmeiras para inibir comportamentos agressivos da sua torcida. Além do recente episódio envolvendo a esposa do jogador, a torcida já apedrejou o ônibus do próprio clube, ameaçou Felipão de morte e foi até a casa de Alexandre Mattos. "Em meio a todos esses episódios, Palmeiras fez bem menos do que se possa esperar", diz.

  • Leite desnatado pode substituir bebidas pós-treino?
    Leite desnatado pode substituir bebidas pós-treino?
    Duração: 04min | 22/10/2019

    Leite com achocolatado, após atividade física, além de hidratar, repõe estoque de glicose e carboidrato. Estudo canadense mostrou que o leite era a bebida que conseguia melhor hidratação no corpo. Para quem está pensando em controle de peso, o leite desnatado seria o mais interessante.

  • Escola tem que estar preparada com escuta amorosa para os adolescentes
    Escola tem que estar preparada com 'escuta amorosa' para os adolescentes
    Duração: 05min | 22/10/2019

    A partir de uma história registrada nos EUA, Trigueiro lança uma reflexão sobre o cenário de violência nas escolas brasileiras. 'Apenas no Rio de Janeiro, este ano, entre dez e 12 escolas registraram funcionários e professores procurando ajuda sobre como proceder em relação a alunos claramente em situação de distúrbio. Não são poucos os casos de desequilíbrio, depressão, tentativas de suicídio...'

  • Meu Tesouro IPCA 2024 rendeu acima do previsto. Devo vender os papéis?
    Meu Tesouro IPCA 2024 rendeu acima do previsto. Devo vender os papéis?
    Duração: 01min | 22/10/2019

    O desafio é escolher em que aplicar o dinheiro resgatado porque outros papéis do Tesouro Direto se valorizaram muito mais ainda. Melhor manter o Tesouro IPCA 2024 porque ele tem risco apenas moderado.

  • Debate na CBN: senadores divergem sobre texto da reforma da Previdência
    Debate na CBN: senadores divergem sobre texto da reforma da Previdência
    Duração: 13min | 22/10/2019

    Senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo, se diz contra o projeto e destaca que a reforma vem com um discurso de que está combatendo privilégios, mas não está. "Foi vendido um discurso para a população que não é verdadeiro", diz. Já o senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, afirma que a reforma da Previdência não é desejada por ninguém, mas "o problema é que a atual situação é insustentável". O Senado deve aprovar, ainda hoje, a reforma da Previdência em segundo turno. Antes que o texto vá a Plenário, ele ainda será debatido na CCJ. Será feita a análise de pouco mais de dez emendas.

  • Retirada de indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada é o pragmatismo falando
    Retirada de indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada 'é o pragmatismo falando'
    Duração: 13min | 22/10/2019

    Gerson Camarotti destaca que o presidente Jair Bolsonaro é muito pragmático e viu que, diante da crise que vive o PSL, a indicação do filho não seria aprovada no Senado. Por isso, está sendo construído um discurso para retirada dessa candidatura a embaixador. Comentarista fala ainda sobre a reforma da Previdência, que deve dar um passo importante hoje, com a votação no Senado.

  • O jogo do ano no Maracanã
    O jogo do ano no Maracanã
    Duração: 02min | 22/10/2019

    Flamengo e Grêmio disputam a vaga na Libertadores, com vantagem para o time carioca que joga pelo 0 x 0 num Maracanã lotado. O Grêmio é o único time do Brasil em condições de jogar de igual para igual com o adversário, líder do Brasileirão.

  • A culpa nunca é do espelho
    A culpa nunca é do espelho
    Duração: 02min | 22/10/2019

    Cortella traz hoje o conceito de 'imagem distorcida', ou 'causa invertida'. Aquela velha história de a pessoa dizer sempre: 'eu não sou assim, o que falam de mim é sem sentido....' Há muita gente que não é capaz de uma auto-compreensão que seja transparente. Acontece com qualquer um de nós e caímos numa armadilha perigosa de ter sobre nós uma concepção que não condiz com a realidade.

  • Diálogos intensos se destacam no filme A luz no fim do mundo
    Diálogos intensos se destacam no filme 'A luz no fim do mundo'
    Duração: 11min | 21/10/2019

    Dirigido e estrelado por Casey Affleck, o longa se passa num futuro distópico, depois que uma epidemia mata todas as mulheres do planeta. No teatro, a dica é 'Follow me, baby!', com Rose Abdallah na direção e no papel principal. A peça está em cartaz desde sábado no Centro Cultural Sergio Porto e fala sobre uma atriz que volta à cena, mas entra em conflito ético ao receber a proposta para estrelar uma campanha publicitária inusitada. Outra dica para essa semana é o show de Eagle Eye Cherry, que se apresenta na quinta-feira no Circo Voador.

  • Malhar em jejum ou tomar café da manhã antes?
    Malhar em jejum ou tomar café da manhã antes?
    Duração: 04min | 21/10/2019

    Luis Fernando Correia destaca pesquisa que aponta que para homens acima do peso treinar em jejum é melhor para perder gordura corporal. 'A pesquisa chama a atenção para a possibilidade de que fazer exercício em jejum talvez seja melhor do ponto de vista de prevenção de doença cardiovascular e também diminuição da gordura corporal'. Ele destaca que nem todo mundo consegue fazer exercício em jejum, independente dos benefícios. 'O importante é respeitar o seu corpo'.

  • Flamengo é o melhor líder nesta rodada de toda a história dos pontos corridos
    Flamengo é o melhor líder nesta rodada de toda a história dos pontos corridos
    Duração: 05min | 21/10/2019

    Paulo Vinícius Coelho comenta a última rodada do Brasileirão e avalia que é preciso bater palma para a campanha do time rubro-negro, que é diferente de tudo o que a gente viu. Comentarista fala ainda sobre os cinco clubes que brigam por três vagas na Libertadores. "O campeonato não acabou. A disputa pelo título é que está muito mais para o Flamengo do que para qualquer outro", diz.

  • Santa Rita do Sacupaí é cidade-modelo de inovação no país
    Santa Rita do Sacupaí é cidade-modelo de inovação no país
    Duração: 06min | 21/10/2019

    Marcelo Tas conta a história de Sinhá Moreira, que levou em 1959 a primeira escola técnica da América do Sul para a cidade no interior de Minas. De lá para cá, isso causou uma gigantesca transformação na cidade.

  • Tem muitas mudanças a serem feitas para que a economia ganhe mais vigor
    'Tem muitas mudanças a serem feitas para que a economia ganhe mais vigor'
    Duração: 05min | 21/10/2019

    Míriam Leitão analisou sobre a entrevista concedida ao jornal Valor Econômico pelo ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Míriam destaca que essa é a primeira entrevista que ele dá depois da saída do Banco Central. Ele falou que em médio prazo não há nenhum susto previsto na taxa de inflação e que a taxa de juro pode cair ainda mais. Apesar disso, 'o país não consegue crescer suficientemente, não consegue aumentar a renda per capita e não consegue aumentar a produtividade. Não basta ter juros baixos'.

  • Ter escada em casa ajuda a evitar o sedentarismo ou pode ser obstáculo na velhice?
    Ter escada em casa ajuda a evitar o sedentarismo ou pode ser obstáculo na velhice?
    Duração: 04min | 21/10/2019

    Um ouvinte não sabe se constrói uma casa de um ou de dois andares. O objetivo dele é se manter ativo pelo fato de ter que subir e descer as escadas, mas ele diz que tem medo que isso seja prejudicial quando for mais velho. Segundo Marcio Atalla, o mais importante é que ele comece a mudar comportamentos desde já para que seja menos sedentário. O comentarista alerta que, com mais idade, a tendência é que haja dificuldades com a escada.

  • Bahia entrará em campo com camisa machada de óleo
    Bahia entrará em campo com camisa 'machada' de óleo
    Duração: 07min | 21/10/2019

    Objetivo no clube é chamar atenção para o problema das praias do nordeste, que estão tomadas pelo óleo. Teco Medina e Zé Godoy avaliam que é preciso ver mais isso em clubes de futebol do país.

  • Especialista alerta que risco não se resume à presença visual de óleo nas praias
    Especialista alerta que risco não se resume à presença visual de óleo nas praias
    Duração: 09min | 21/10/2019

    O professor do departamento de engenharia ambiental da Universidade Federal da Bahia Ícaro Moreira cobrou uma orientação melhor dos órgãos públicos em relação às manchas de óleo que atingem o litoral nordestino. Segundo ele, os voluntários são os mais expostos, já que não contam com os materiais necessários para fazer o trabalho.

  • Prefeitura adota solução de curto prazo para tapar buracos
    Prefeitura adota solução de curto prazo para tapar buracos
    Duração: 04min | 21/10/2019

    Segundo Andre Trigueiro, o problema não será resolvido se não houver a devida reestruturação da parte de baixo do asfalto. Ele também ressalta a necessidade de obras de escoamento da água, já que especialistas apontam que, sem isso, o asfalto se degrada mais rapidamente.

  • Aplicativo Poder do Voto busca trabalhar o fortalecimento da cidadania e da participação
    Aplicativo 'Poder do Voto' busca trabalhar o fortalecimento da cidadania e da participação
    Duração: 09min | 21/10/2019

    O aplicativo 'Poder do Voto' ajuda o eleitor a acompanhar o trabalho do seu parlamentar, além dos principais projetos que estão em andamento na Câmara e no Senado. Em entrevista ao Jornal da CBN, o empresário Mario Mello falou como o aplicativo funciona e como é possível participar do processo. Ele disse que o aplicativo é gratuito, simples e tenta resolver três questões: acompanhar um deputado, alertar sobre leis que serão votadas e saber se, de fato, o deputado te representa. O aplicativo também aponta qual deputado do seu estado vota mais alinhado com as expectativas do eleitor. O 'Poder do Voto' permite a interação entre o eleitor e o deputado.

  • São Paulo vence o Avaí, agora lanterna do campeonato
    São Paulo vence o Avaí, agora lanterna do campeonato
    Duração: 03min | 21/10/2019

    Gabriel Dudziak destaca que, mesmo com um jogador a mais,o tricolor paulista só fez um gol e teve até vaias no Morumbi. De qualquer forma, vitória valeu os três pontos e São Paulo ultrapassou o Corinthians, chegando à quarta posição.

  • Tenho R$ 2 milhões. Já posso me aposentar com R$ 8 mil por mês?
    Tenho R$ 2 milhões. Já posso me aposentar com R$ 8 mil por mês?
    Duração: 02min | 21/10/2019

    Uma carteira diversificada de fundos imobiliários pode lhe dar um rendimento assim e ainda lhe preservar o capital. A estratégia não é livre de riscos.

  • Crise do PSL é sintomática da dificuldade do presidente em criar diálogo com Congresso
    'Crise do PSL é sintomática da dificuldade do presidente em criar diálogo com Congresso'
    Duração: 15min | 21/10/2019

    Gerson Camarotti avalia que a reforma da Previdência está, de certa forma, blindada das brigas internas do partido do presidente, mas o ambiente no Congresso Nacional ainda é de muita insegurança em relação ao governo. "Se ele tem dificuldade com seu próprio partido, imagina com o Congresso?", questiona.

  • Flamengo tem 10 pontos a mais e três rodadas a menos
    Flamengo tem 10 pontos a mais e três rodadas a menos
    Duração: 01min | 21/10/2019

    Faltam 11 rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro. E faltam oito rodadas para o campeonato terminar para o Flamengo. Não estranhe. O Flamengo livrou dez pontos sobre o Palmeiras e pode abrir mão de três rodadas. Mais: não bastará ao Palmeiras empatar em pontos com o Flamengo, porque tem cinco vitórias a menos. Significa dizer que só se acontecer um tsunami na Gávea o heptacampeonato escapará do Rubro-Negro.

  • O enfrentamento imbecil é sinal de ignorância e mostra a degradação do ser humano
    O enfrentamento 'imbecil' é sinal de ignorância e mostra a degradação do ser humano
    Duração: 02min | 21/10/2019

    Mario Sergio Cortella fala sobre os 'tempos de cólera' que vivemos atualmente, em que muita gente se agride por causa de ideias e escolhas diferentes. Segundo ele, esse confronto não só é desnecessário como negativo, à medida em que nada acrescenta.

Informações: