Metrologia

Metrologia

Sinopse

A ausência de bibliografia básica em português nas áreas de metrologia e avaliação da conformidade é um consenso na comunidade científica e tecnológica. Existem poucos textos compreensivos que podem ser base para o ensino nessas áreas, bem como servir de apoio aos técnicos nas diversas áreas produtivas. E isso prejudica a formação de nossos profissionais. Essa carência, detectada nas “Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira”, compromete a qualidade de nossos produtos, é desfavorável para o cidadão e o meio ambiente e diminui nossa competitividade.

Este livro, primeiro volume de uma trilogia, foi organizado com a intenção de preencher uma lacuna na literatura técnica em Metrologia. O primeiro volume cobre 15 assuntos de interesse de profissionais da indústria, de professores e estudantes de diversos níveis, além de profissionais liberais e consultores. É dedicado aos fundamentos da Metrologia. Nele são abordados os seguintes temas: história da metrologia, sistema internacional de unidades (SI), vocabulário internacional de metrologia (VIM), incerteza de medição, validação de métodos de medição, materiais de referência, ensino de metrologia no Brasil, estrutura e organização da metrologia nacional e internacional, metrologia legal, avaliação da conformidade e as demais ferramentas de tecnologia industrial básica (TIB). Foram envolvidos mais de 45 profissionais na realização desse projeto, incluindo organizadores, autores e revisores técnicos.

Espera-se que seja dada uma necessária contribuição a melhor educação e formação de nossos profissionais, gestores e empresários, garantindo melhores condições para nossos desenvolvimento econômico e social.

Quem ouviu esse, ouviu também: