Quase Ela Deu O Sim, Mas...

Quase Ela Deu O Sim, Mas...

Sinopse

"Quase Ela Deu o Sim, Mas...", conto escrito por Lima Barreto que mais pode ser visto como uma crítica com relação aos machistas e aproveitadores de seu tempo.
O autor odiava futebol, então criou, como personagem, João Cazu, jogador de futebol que queria casar mais para ter uma empregada do que uma esposa. Ele faz o pedido de casamento à viúva Ermelinda, que aceita, mas diz que, para isso, João tem que arranjar emprego, pois sustentar uma casa custa muito caro. Então ele sai e nunca mais volta...

"A barganha", conto também escrito por Lima barreto onde seu personagem principal tenta vender registros de santos no subúrbio da cidade, mesmo sabendo que pode ser um mau negócio. O subúrbio, como se sabe, é sempre a parte da cidade esquecida pelos governantes locais. Por isso a pobreza prolifera neste lugar. E para comunidade como esta o mais importante é matar primeiramente a fome do que viver na ilusão de objetos decorativos que só servem para ofuscar realidades mais urgentes. Foi o que aconteceu com o Português Manuel da Silva, o vendedor de sardinhas. Movido por um sentimento religioso, foi iludido pela beleza dos registros de santos que o turco Miguel José tentava vendê-los às pessoas suburbanas sem conseguir.

Quem ouviu esse, ouviu também: